Elon Musk sumiu? O que se sabe sobre seu silêncio em relação ao Brasil - Paulo Figueiredo (2024)

Foto - getty images

Há quase um mês, Elon Musk não aborda o tema da liberdade de expressão no Brasil.

“Alguma novidade, Elon Musk? Estamos ansiosos e esperançosos com os próximos capítulos da luta pela nossa liberdade de expressão no Brasil”, postou o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), no último dia 18, no X, dirigindo-se ao bilionário dono da rede, que não se manifesta desde abril sobre o cerco à liberdade de expressão no país.

A questão feita pelo parlamentar, com mais de 18 mil curtidas, tem sido repetida por diversos usuários do X nas últimas semanas, curiosos sobre o silêncio repentino de Musk em relação às iniciativas de censura do Judiciário brasileiro.

Na sexta-feira (24), a deputada Carla Zambelli também tuitou sobre o assunto: “Por favor, olhe novamente para o Brasil. Você iniciou uma revolução contra o mal no Brasil, mas, depois que parou de tuitar, todos os processos recomeçaram. (…) Ajude-nos!”

Em abril deste ano, após a divulgação doTwitter Files Brasil– que revelou um esquema de cumplicidade à margem da lei entre os tribunais superiores brasileiros e o Twitter/X na censura a usuários –, o empresário fez críticas incisivas ao ministro Alexandre de Moraes, figura central do Judiciário brasileiro nessa relação promíscua, causando temor na esquerda quanto às consequências internacionais da perpetuação dos abusos. Tornou-se, com isso, por algumas semanas, a principal esperança da direita brasileira na luta pela restauração da democracia no país.

Há quase um mês, contudo, Musk não aborda o tema. Seu último tuíte com alguma referência à situação é do dia 3 de maio, quando, comentando o anúncio de uma entrevista com o ex-presidente Jair Bolsonaro no Spaces – plataforma de lives do X –, ele escreveu: “Se você concorda com Bolsonaro ou não, o povo brasileiro tem o direito de ouvi-lo falar”.

De lá para cá, Musk chegou a se referir ao Brasil para pedir doações para as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul, mas não fez mais nenhum comentário sobre os abusos do Judiciário no país.

Algumas promessas de Musk ainda não foram cumpridas

Os questionamentos sobre o silêncio de Musk são fruto de uma expectativa.

Quando começou a falar sobre a situação do país, o empresário disse que confrontaria decisões judiciais que contrariassem a lei e que reativaria as contas retidas de jornalistas e influenciadores censurados pelo Judiciário, ignorando as ordens ilegais da Justiça brasileira. As declarações feitas por Musk contra os abusos foram tão incisivas que o empresário provocou reação de Moraes: foi incluído no inquérito das chamadas fake news. Tornou-se comum a especulação de que a derrubada do X no Brasil seria questão de tempo.

As contas dos jornalistas Allan dos Santos e Paulo Figueiredo, do comentarista político Rodrigo Constantino, da ex-juíza Ludmila Lins Grilo e de outras personalidades ilegalmente censuradas no Brasil continuam inacessíveis no país, a não ser com o uso de VPN.

Na época em que estava mais ativo na causa, Musk chegou a responder às mensagens de alguns cidadãos brasileiros nem tão populares no X, e compartilhou diversas postagens de parlamentares e influenciadores manifestando preocupação com a situação do país. Nos últimos dias, ignorou até mesmo o apelo do deputado mais votado do país, Nikolas Ferreira.

O empresário também não fez nenhuma menção nas redes às recentes críticas do ministro Luís Roberto Barroso contra ele, publicadas no jornal britânicoFinancial Times. Segundo o magistrado, existe uma “articulação de extrema-direita no mundo” da qual Musk poderia ser parte.

Silêncio de Musk pode ser cautela para proteger funcionários do X no Brasil

Há possibilidade de que Musk tenha “recuado” ou simplesmente mudado de interesse, mas outra hipótese é plausível: o empresário age com cautela para solucionar a situação dos funcionários do X no Brasil.

Em 8 de abril, quando o assunto estava em alta, Nikolas Ferreira mandou uma mensagem pedindo a Musk mais informações sobre uma possível manipulação eleitoral no Brasil.Em resposta, Musk destacou a necessidade de garantir a segurança de seus funcionários no Brasil antes de divulgar qualquer informação adicional sobre o caso.

O diálogo com Nikolas ocorreu no mesmo dia em que oex-diretor-jurídico do X no Brasil, Diego de Lima Gualda, renunciou ao cargosem dar explicações públicas.

Nos próximos dias, parlamentares brasileiros podem oficialmente instar Musk a se pronunciar novamente sobre o caso, já que um requerimento para que ele seja ouvido tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Esperavam votar o requerimento na CCJ no último dia 22, mas a votação foi adiada.

No documento, o deputado federal José Medeiros (PL-MT) solicita a realização de uma audiência pública com Musk. O evento serviria para ajudar a debater o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 368/2022, de autoria do deputado Filipe Barros (PL-PR), que tenta sustar os efeitos da resolução de 2022 de Alexandre de Moraes – então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – sobre o “enfrentamento à desinformação que atinja a integridade do processo eleitoral”.

“A audiência pública tem por objetivo instruir o debate sobre a censura, banimentos e suspensões de parlamentares federais de redes sociais”, afirma Medeiros na justificativa do requerimento. “Fundamental a audiência pública aqui proposta, uma vez que tais fatos ocorreram contra parlamentares, que contam com imunidade em suas opiniões, votos e falas”, acrescenta.

Source link

7 respostas

  1. Eu acredito, que Elon Musk, não deixou de lado o Brasil, ele vai continuar nos apoiando mas como sempre não faz nada para perder
    e como a nossa situação é crítica ….e Ele tem que ter as cartas certas na manga.
    Aí quem sabe a derrota da esquerda será total, pois o Governo atual está atacando de todos os lados, para que sejamos uma nação sem Pátria.

    Responder

  2. O Musk não vai se apresentar à Corte Americana para provar que, o Moraes solicitou , várias vezes que o antigo Twitter informace nomes , celulares , sites e etc de brasileiros para puni-Los? Quando isso irá acontecer? Talvez, seja estratégia da defesa do Musk!!! Não acredito em desatenção dele…

    Responder

  3. O povo, assim como os parlamentares, tem que cair na real entender que Elon Musk defende SEUS INTERESSES COMERCIAIS, não é o responsável por resolver os problemas dos ‘frouxos’ brasileiros. Ele denunciou, levantou a bola, mas NÃO VAI AGIR POR NÓS, pelo amor de Deus!
    O caso foi parar na Corte americana e todo o MUNDO já sabe quem é Moraes e as barbaridades que ocorrem no nosso ‘judiciário’. FALA SÉRIO!

    Responder

  4. Concordo. O Musk tem muito com o que se preocupar e tem seus projetos para desenvolver. Não pode se envolver com bandidos internacionais preocupados e destruir a sanidade dos seres humanos.

    Responder

  5. Boa noite Paulo Figueiredo quando vc tiver oportunidade por favor comente sobre “A explosão no Rio Centro com um Sargento do Exército se não me falha a memória.
    Muito obrigado pela atenção, Forte abraço.

    Responder

  6. Posso até entender os comentários acima. Porém acho que ele deveria cumprir o que disse ou seja as contas bloqueadas pelo STF, leia-se Alexandre de Moraes são ilegais.
    Para falar um pouco dos funcionários do X, acho que ele deveria lutar pelo bem estar de seus funcionários mas creio também que já teve tempo para isso.
    Não aguardo que ele diga vamos Brasil estou com vocês mas diga :
    Levanta Brasil e lute pela sua liberdade.

    Responder

  7. Elon Musk tem coisas mais importantes para se preocupar, nós brasileiros que devemos resolver nossos problemas, deve ser por isso que chegamos nesta tragédia política em que vivemos, sempre esperando que alguém lute por nós… Quem é mais esclarecido tem que falar com argumentos e mostrar a estas bestas esquerdeopatas que eles mantenho está corja de bandidos no poder é um fim certeiro para uma nação livre e que quando mais tempo levarmos para tirá-los do poder, maior será o estrago e mais tempo levará para a volta de um país livre com valores cristãos que estão destruindo…

    Responder

Elon Musk sumiu? O que se sabe sobre seu silêncio em relação ao Brasil - Paulo Figueiredo (2024)

References

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Edmund Hettinger DC

Last Updated:

Views: 6058

Rating: 4.8 / 5 (78 voted)

Reviews: 85% of readers found this page helpful

Author information

Name: Edmund Hettinger DC

Birthday: 1994-08-17

Address: 2033 Gerhold Pine, Port Jocelyn, VA 12101-5654

Phone: +8524399971620

Job: Central Manufacturing Supervisor

Hobby: Jogging, Metalworking, Tai chi, Shopping, Puzzles, Rock climbing, Crocheting

Introduction: My name is Edmund Hettinger DC, I am a adventurous, colorful, gifted, determined, precious, open, colorful person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.